segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cramberry X Cistite







Sugestão de formulação


Cápsulas com extrato de Cranberry



Extrato de Cranberry ........................200 – 500 mg
Excipiente* qsp……………………………..1 cápsula
Indicação: infecção do trato urinário, doença periodontal.
Posologia: 1 cápsula 2x ao dia.



Cápsulas com extrato de Cranberry e Vitamina C
Extrato de Cranberry .....................................…. 300 mg
Vitamina C ……………………………………………………. 100 mg
Excipiente* qsp………………………………………….. 1 cápsula
Indicação: infecção do trato urinário.
Posologia: 1 cápsula 2x ao dia.

É usado tradicionalmente no tratamento de infecções do sistema urinário, atua prevenindo a doença por impedir a adesão das bactérias na parede do aparelho urinário. Além disso, o Cramberry é muito rico em antioxidantes como os flavonóides, principalmente as proantocianidinas e vitamina C. Indicada em riscos de infecção de bactérias do sistema urinário, aumento da acidez da urina, prevenção de cálculos renais, reduzir quantidade de cálcio na urina, problemas respiratórios, escorbuto e febres. Indicado ingerir 200 – 500mg, duas vezes ao dia.





Trato urinário
Os povos indígenas utilizam por séculos preparações de Cranberry para tratar infecções do trato urinário (UTI) e outras doenças. O Cranberrycontem proantocianidinas (PACs), que inibe a adesão das bactérias, incluindo a Escherichia coli, ao epitélio do trato urinário e subsequentemente ocorre a diminuição da reprodução da bactéria que causa a infecção.
Howell et al. foi o primeiro a relatar as propriedades de anti-adesão doCranberry em 1998. Em 2002, a Conferência de Biologia Experimental, relatou através de um estudo clínico com 6 voluntários que o suco deCranberry impede a adesão da E. coli nas células do trato urinário através da contagem de E. Coli na urina dos voluntários.





Gráfico 1: Atividade de anti-adesão bacteriana da proantocianidina presente no Cranberry e em outros alimentos.
Um estudo clínico recente sugere que as proantocianidinas do Cranberry(taninos condensados) podem inibir a adesão da Escherichia coli às células epiteliais do trato urinário, impedindo, desta forma, a ocorrência da infecção.
Este estudo concluiu que comparado ao placebo, a ingestão de suco deCranberry promove atividade antiaderente significativa contra diferentes cepas uropatogênicas da E. coli na urina, o que comprova sua eficácia.


Precauções
Deve ser utilizado com extrema precaução em crianças com idade abaixo de 2 anos. Utilizar com cautela em indivíduos sob medicação e com condições médicas pré-existentes. O uso por períodos prolongados pode aumentar o potencial de efeitos adversos.
Interações
O excessivo uso de Cranberry pode aumentar a excreção e reduzir os níveis sanguíneos de alguns medicamentos, tais como certos antidepressivos, antipsicóticos e analgésicos a base de morfina. Baseado nisto, o uso deCranberry é indicado como antídoto em overdose por fenciclidina. Não há relatos de interação com antibióticos, mas teoricamente alguns antibióticos parecem inibir a acidificação urinária (Bratman et al., 2003).

Contra indicações
Nefrolitíase.
É considerado seguro seu uso na gravidez e na lactação.
Efeitos adversos e toxicidade
Apresenta segurança quando usado oralmente, embora as doses altas possam causar diarréia e sintomas gastrintestinais.

Um comentário:

  1. Oi Raquel, quanto tempo. Poderias escrever um dia sobre o Kefir e a prímula. Ótimo blog!

    ResponderExcluir