terça-feira, 17 de maio de 2011

Cramberry X Infecção do Trato Urinário

A infecção sintomática do trato urinário (ITU) situa-se entre as mais freqüentes infecções bacterianas do ser humano, figurando como a segunda infecção mais comum na população em geral, predominando entre os adultos em pacientes do sexo feminino. Nas crianças, particularmente no primeiro ano de vida, a infecção urinária também é muito comum, predominando igualmente no sexo feminino; nesta população de pacientes pediátricos, predomina a pielonefrite, recorrente na maioria dos casos, devido à presença de refluxo vésico-ureteral, uni ou bilateral.






A infecção urinária pode comprometer somente o trato urinário baixo, o que especifica o diagnóstico de cistite, ou afetar simultaneamente o trato urinário inferior e o superior; neste caso, utiliza-se a terminologia infecção urinária alta, também denominada pielonefrite. A infecção urinária baixa ou cistite pode ser sintomática ou não.




Nome comum: Cranberry
Nome científico: Vaccinium macrocarpon
Família: Ericaceae
Parte usada: Fruto.


O Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta na sua composição antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, condensados taninos e ácidos fenólicos. É usado tradicionalmente no tratamento de infecções do sistema urinário, já que atua prevenindo a doença por impedir a adesão das bactérias (incluindo Escherichia coli) na parede do aparelho urinário.



Pesquisas científicas recentes demonstram também que o Cranberry é muito rico em antioxidantes como os flavonóides, principalmente as proantocianidinas e vitamina C, com potencial de impedir danos oxidativos causados pela espécie reativa do oxigênio, deste modo, protegendo o organismo contra câncer e doenças cardiovasculares.

Indicações:

Entre outras indicações, como mais significativas são:

·         Infecção do trato urinário (tratamento e prevenção);

·         Doença periodontal;

·         Tratamento de úlcera estomacal causada por H. pylori;

·         Antienvelhecimento;

·         Prevenção co câncer;



Posologia:

Via oral é utilizado na dose de 300 a 500mg do extrato duas vezes ao dia. Por 2 semanas;

Preventivo: Cramberry 250mg + Equinacea 250mg - 1 vez ao dia;


Contra-indicações:

Nefrolitíase. É considerado seguro seu uso na gravidez e na lactação.

Efeitos adversos e toxicidade:

Cranberry embora apresenta segurança quando usado oralmente, como altas doses podem causar diarréia e sintomas gastrointestinais.





2 comentários:

  1. quanto se deve ingerir do suco pra atingir a dose de 300mg/dia? bjoo!

    ResponderExcluir
  2. Nas embalagens dos sucos não está escrito o equivalente de copo/mg de Cramberry. Por isso fica difícil avaliar. Encontrar o suco nos supermercados aqui no brasil também é bastante restrito e quando encontramos o valor é bem caro. O melhor é consumir em cápsula. As cápsulas você encontra nas farmácias de manipulação.

    ResponderExcluir