sexta-feira, 25 de março de 2011

O que é fitoterapia?

A palavra Fitoterapia deriva dos termos “Phyton” = vegetal e “Therapeia” = terapia e, segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa, significa “Tratamento de doença mediante o uso de plantas”.

Fitoterapia é a utilização de plantas em preparações farmacêuticas (cápsulas,cremes,tinturas,extratos). No Brasil a Anvisa estabeleceu a regulamentação para garantia de qualidade de medicamentos fitoterápicos e aprovação dos testes de eficácia e segurança.

As matérias-primas dos fitoterápicos são plantas (folhas, caule, flores, raízes ou frutos) com efeitos farmacológicos medicinais, alimentícios, coadjuvantes técnicos ou cosméticos.

O uso das plantas como medicamentos é provavelmente tão antigo quanto a própria humanidade. Nas Ilhas Oceânicas, por exemplo, há séculos a planta kawa kawa (Piper methysticum) é usada como calmante. Durante muito tempo, foi utilizada em cerimônias religiosas, para um tipo de "efeito místico". Depois, cientistas alemães comprovaram que seu extrato tem efeito no combate à ansiedade. 

No entanto, é preciso ter cautela. A crença popular de que as plantas não fazem mal, estimulada ainda mais por fortes apelos de marketing, faz com que o quadro fique um tanto distorcido. "Havia um conceito pré-estabelecido, popular, de que o que vem da natureza não faz mal. Isso não é correto".Quem é que não sabe que a planta conhecida como "Comigo ninguém pode" é extremamente tóxica e pode matar? 

No Brasil em 2008 foi criada uma portaria Interministerial assinada pelo Ministério da Saúde que instituiu o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Com o objetivo de garantir a população brasileira o acesso seguro e o uso racional da fitoterapia promovendo o uso sustentável da biodiversidade,o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional.

As principais plantas que foram inseridas no SUS são a Alcachofra, Espinheira Santa,Guaco entre outras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário