quinta-feira, 31 de março de 2011

Adaptógeno - Rhodiola rosea

A Rhodiola rosea é uma planta que cresce nos solos arenosos, rochosos, frios e secos das encostas siberianas. A sua utilização medicinal remonta ao médico grego Dioscórides (77 A.C.). 

A sabedoria tradicional atribui-lhe o poder de aumentar a resistência física, a longevidade, o vigor sexual e as capacidades cognitivas. Os primeiros estudos científicos russos e escandinavos que validam estas aplicações tiveram início por volta de 1960. Desde então considera-se uma das primeiras adaptogenes.

A Rhodiola rosea tem a capacidade de estimular o metabolismo energético celular. Propicia níveis superiores de adenosina trifosfato (ATP) e de fosfato de creatina nas mitocôndrias, as fábricas celulares de energia e, por conseguinte, o fornecimento de mais moléculas energéticas indispensáveis à realização de inúmeras tarefas cotidianas.

Os efeitos psicoestimulante ajudam a aliviar os sintomas depressivos. Aumenta a resistência ao esforço e diminui o tempo de recuperação após o esforço. A Rhodiola rosea melhora de forma significativa os desempenhos cognitivos (memória, cálculo mental, concentração, percepção visual e auditiva) apesar do stress e de fadiga. Ajuda também a aliviar as situações de stress e de fadiga e aumenta de forma significativa as capacidades de trabalho intelectual.

Ficou demonstrado que a Rhodiola rosea atua reduzindo a concentração de vários metabólitos produzidos no organismo pelo stress, nomeadamente o CRF (Corticotropin Releasing Factor) que aumenta a fadiga mental e prejudica a função sexual.

A Rhodiola rosea propicia o retorno da menstruação nas mulheres com amenorréia e melhora significativamente a sua fertilidade também melhora a função sexual dos homens com disfunção eréctil ou de ejaculação precoce. Na Sibéria, a Rhodiola é aconselhada aos indivíduos que sofrem de perturbações sexuais bem como aos que pretendem melhorar os seus desempenhos... Aliás, é tradição oferecer um ramo de Rhodiola rosea às noivas antes da noite de núpcias!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário