sábado, 2 de abril de 2011

Boswellin x Artrite Reumatóide

O maior uso da Boswellia serrata na medicina contemporânea é como agente anti-artrítico e antiinflamatório natural. A resina dessa planta é constituída por óleo essencial, terpenóides e goma. 


Boswellin produz excelentes resultados no tratamento de inflamações e condições artríticas. Acredita-se que isso se deva à presença do ácido beta-boswélico e outros ácidos triterpênicos relacionados. Boswellin tem sido indicado no reumatismo artrítico, na osteoartrite, na artrite reumatóide juvenil, miosite e fibrosite. É aplicado para tratar reumatismo de tecidos moles, dores leves das costas, gota e espondilite anquilosante.


A ação terapêutica dos ácidos boswélicos pode estar na exclusiva inibição da enzima lipoxigenase-5, que previne a formação de leucotrienos inflamatórios. A porção resinosa contida no Boswellin também possui significativa ação analgésica, acompanhada de marcado efeito sedativo. Em ratos, estes resultados foram comparados à força da Morfina. É possível que o mecanismo de analgesia do Boswellin resulte da sedação sobre o SNC.


Recentemente foi realizado um estudo clínico controlado, aberto e randomizado do uso do extrato de Boswellia serrata comparando ao Valdecoxibe na osteoartrite do joelho e verificou-se que o tratamento com a Boswellia possui ação eficiente e persistente na osteoartrite do joelho até mesmo quando a terapia foi descontinuada, enquanto os pacientes tratados com valdecoxibe tiveram ação interrompida após o término do tratamento.


Boswellin também possui ação analgésica quando aplicado topicamente. Ele pode ser aplicado em cremes e loções para se obter analgesia a partir dos ácidos boswélicos. Também em veterinária, Boswellia promove melhora em condições inflamatórias crônicas de cavalos.
A exclusiva forma de ação do Boswellin evita os efeitos colaterais freqüentes dos antiinflamatórios não esteroidais e esteroidais. Por isso é Boswellin é um forte candidato na terapia natural de desordens inflamatórias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário